Últimas Imagens

segunda-feira, 26 de maio de 2014

VESPA, UM ÍCONE ITALIANO

A Copa do Mundo é uma coisa cabulosa. É um fenômeno negociado. No mundo parece que existem 191 países. Numa Copa estão 32 seleções nacionais classificadas, e uma delas é a cicerone. Junto com cada Seleção vem a sua torcida, o seu orgulho e a sua cultura. O Brasil é a bola da vez. E falando sempre aqui das motonetas, a Itália vem jogar, e traz consigo uma série de ações do Istituto Italiano di Cultura. E uma delas é a Mostra "VESPA, UM ÍCONE ITALIANO", que conta com o apoio oficial da Scooteria Paulista. Leia com detalhes:


O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo realizam a primeira exposição da motocicleta Vespa no Brasil. A partir de 10 de junho, Vespa: um ícone italiano - História, Cultura e Design apresentará a trajetória do veículo desde a sua criação, no final dos anos 1940, por meio de vídeos, fotos, painéis com a linha do tempo e informações sobre a Vespa, além de modelos históricos cedidos por colecionadores, museus e pelo próprio fabricante, a companhia italiana Piaggio. A exposição fica em cartaz até 3 de agosto no MCB.

Sob a curadoria de Ricardo Peruchi, consultor de comunicação do Istituto Europeo di Design (IED São Paulo), a mostra é uma oportunidade para o público brasileiro conhecer a história da Vespa que, em período de intensas transformações sociais e econômicas, foi importante protagonista não só na Itália, onde foi criada, mas em toda a Europa e em outros países ao redor do mundo. “A exposição dedicada à Vespa no Brasil pretende ir além do significado relativo à tecnologia e à engenharia mecânica. Por trás das formas muito familiares do simpático scooter surge a nítida sensação da marca italiana”, afirma Renato Poma, diretor do Instituto Italiano de Cultura. “O certo é que deixa todos curiosos para saber onde estão as raízes de um sucesso tão extraordinário”. Desde o seu lançamento, em 1946, mais de 16 milhões de unidades da Vespa foram comercializadas em todo o mundo. 

“Essa mostra revela o quão significativo pode se tornar um produto para além das questões técnicas e de mercado intrínsecas ao universo da produção industrial”, explica Miriam Lerner, diretora geral do MCB. “São valores culturais construídos a partir de um produto que atravessa gerações em decorrência da qualidade de seu design.” 

Inicialmente, “Vespa: um ícone italiano” situa o visitante no tempo em que a motoneta foi desenhada, passando pelo lançamento e comercialização pela companhia Piaggio, em abril de 1946. A exposição apresenta detalhes da tecnologia e design empregados na produção da Vespa ao longo das últimas décadas. Fãs da motoneta e o público em geral poderão conferir de perto modelos históricos, protótipos, peças e projetos mecânicos provenientes do Museo Piaggio, em Pontedera (Itália), que conserva o acervo do idealizador e construtor histórico da Vespa, Enrico Piaggio. Complementam o conteúdo expositivo materiais ilustrativos, vídeos e fotografias narrando como esse veículo se consolidou na Itália e mundo afora.

Relacionada ainda a emancipação da mulher no fim da Segunda Guerra, a Vespa se tornou símbolo da independência feminina por meio da publicidade, como é mostrado na exposição em cartazes de cinema, anúncios publicitários e outras imagens, entre elas a aparição de Audrey Hepburn e Gregory Peck no filme “Roman Holiday – A princesa e o plebeu”, montados na motoneta que virou objeto de desejo, capaz de passar por oito décadas sem perder o charme.

A primeira exposição da Vespa do Brasil é uma realização do MCB e do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, em colaboração com a Fondazione Piaggio di Pontedera, do Museo Piaggio, do Centro Multimediale del Cinema e da Scooteria Paulista, com produção da Arteon Inteligência Cultural. A mostra integra o projeto da Embaixada da Itália no Brasil - “Itália na Copa” -, que reúne uma série de eventos artísticos, culturais, tecnológicos e comerciais realizados em 16 cidades brasileiras, antecedendo a Copa do Mundo FIFA 2014. O projeto tem como objetivo mostrar aos brasileiros uma imagem da Itália moderna, junto aos elementos tradicionais da cultura italiana que já estão presentes no país.

SERVIÇO:

Exposição "Vespa: um ícone italiano - História, Cultura e Design 
Abertura: 10 de junho às 19h30 – Entrada Gratuita
Visitação: até 3 de agosto (ingressos a 4 reais)

Realização: MCB e Instituto Italiano de Cultura de São Paulo
Produção: Arteon Inteligência Cultural
Apoio: Fondazione Piaggio di Pontedera, Museo Piaggio, Centro Multimediale del Cinema e Scooteria Paulista

Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727

Visitação
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Gratuito aos sábados, domingos e feriados

Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 20 vagas
Estacionamento pago no local

2 comentários:

Anônimo disse...

Opa... E é perto de casa. Estarei lá no dia 11 com vocês.

PJ LAMMY

godoy disse...

Muito bom...vou dar uma volta por ai...