Últimas Imagens

domingo, 2 de março de 2014

Eloy Gogliano (1959)

Eloy Gogliano é uma lenda do motociclismo brasileiro, e o site Motos Clássicas 70 compatilha a sua história. Paulistano do Brás, sua iniciação nas duas rodas antecedeu a II Guerra. Depois dela, foi para as competições de rua com motocicletas de 250cc a 500cc. Em 1949 fundou o Centauro Moto Clube. Também fundou a revista "Motociclismo", primeira literatura especializada nacional. Eram fortes nas competições e também as promoviam. Na foto abaixo está Eloy observando o reabastecimento da Lambretta de Silvano Pozzi.


Em 1958 o presidente JK, afim de estimular a indústria nacional, proibiu a importação de veículos. Foram os áureos tempos das motonetas, sobretudo da Lambretta, que aqui virou apelido do modelo scooter. De São Paulo para o país todo, nos anos seguintes ela realizaria a tarefa que outrora era da Guzzi, Jawa e BMW. Abaixo vemos Eloy dando a bandeirada das "6 Horas de Motonetas", que aconteceu no Autódromo de Interlagos, em 1959. Repare no estilo "Le Mans". 




Eloy se tornaria, mais tarde, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo, vindo a falecer no final do século. O Centauro Moto Clube segue em atividade, e foram eles que, em 2011, nos colocaram nesse mesmo lugar. (Vide Circuito das Motonetas de Interlagos)

Um comentário:

Anônimo disse...

Que demais esses registros. Nem parece Lambretta, mas é.

PJ LAMMY