Últimas Imagens

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

RETROSPECTIVA Scooteria Paulista 2012

2012 acabou, e o mundo não se foi com ele. Culturas milenares, profetas e videntes preveram o seu fim, e tão logo, o nosso. Mas além do grande acontecimento ter escorregado das nossas expectativas, um fenômeno que ninguém poderia ter previsto era que em 2012 teríamos a maior agenda scooterista de todos os tempos: foram 26 eventos em 12 meses, 4 transmissões web-radiofônicas, mais reuniões, visitas, casamentos, encontros casuais nas ruas e oficinas, e quilômetros feitos em carreira solo. Um ano bem vivido!! E antes de colocarmos nossas rodas no ano novo, recordemos como foi o nosso 2012:

IV SÃO ANIVESPAULO – Em 25 de Janeiro reunimos 74 Vespas, Lambrettas e Bajaj’s para mais um evento de homenagem aos anos da nossa querida capital paulista. O tema da vez foram os embalos da Rua Augusta. Fizemos um giro pela região central e toda a Rua Augusta, aonde encerramos o evento na loja/bar Caos, com show do Space Comets e discotecagem do China. A foto oficial do evento é parte do layout da SP de primavera e verão 2012/2013.

A homenagem do scooterista aos anos da capital paulista
SANTA CATARINA EM LAMBRETTA E VESPA 2012 – Nos dias 18, 19 e 20 de Fevereiro aconteceu em Blumenau e região o terceiro encontro nacional da classe. 75 Lambrettas e Vespas participaram desse evento organizado pelo Clube da Lambretta de Santa Catarina. A Scooteria puxou oito da tropa paulista: Fidelis, Flavio Barbie, Uitamar, Animal Taylor, Aurélio Martimbianco, Tatu, Marmirolli e Luis Hornhardt.

Santa Catarina em Lambretta e Vespa 2012 - Encontro nacional em Blumenau
Daniel em Bagnoregio



Em Vespa pela Itália I- Em meados de março o casal paulistano Daniel Turiani e Gisele Leiva realizaram uma viagem de 300 kms pela região de Roma (IT) numa Vespa GTS300 alugada por lá. Seu diário de bordo AQUI.




Passeio em São Roque (SP)
I PASSEIO DE VESPA EM SÃO ROQUE – O evento aconteceu no dia 18 de março e foi organizado pelo São Roque Vespa Clube. 47 Vespas e Lambrettas invadiram a cidade.

Antigomobilismo e Similares Festival de Monte Alegre do Sul – No dia 7 de Abril nos encontramos em 15 Vespas e Lambrettas nesse encontro híbrido da singela e pacata Monte Alegre do Sul. A nossa visita foi puxada pelo segundo ano seguido pelo integrante da SP, J.R.Marmirolli.

SCOOTERIA PAULISTA NA REDE TV – No dia 25 de abril foi ao ar no programa Nestlé com Você uma bela matéria sobre a Scooteria Paulista, com imagens e entrevistas captadas durante o IV São Anivespaulo.

XVII Encontro Paulista de Autos Antigos de Águas de Lindóia – No dia 29 de abril realizamos uma das viagens mais difíceis do ano. Foi a nossa terceira visita consecutiva ao evento, e a nossa primeira exposição oficial por lá. 15 ou mais Vespas e Lambrettas banhadas pela chuva e pisando no barro fizeram a frente no portal do evento. O nosso integrante J.R.Marmirolli lá estava com souvenires da Scooteria Paulista à venda em seu stand.

Expo em Águas de Lindóia (SP)

SP EM 2T (Ano II) -  Em 27 de Maio realizamos a segunda confraternização fechada do grupo. Troféus e certificados de performance foram distribuídos aos scooteristas como forma de reconhecimento e mérito pelas atitudes individuais durante a breve história de dois anos de Scooteria Paulista. O evento reuniu 45 motonetas na cidade de São José dos Campos.

SP EM 2T - Em São José dos Campos (SP)

No Rio de Piracicaba (SP)
ENCONTRO E PASSEIO EM PIRACICABA – Nas margens do afamado Rio de Piracicaba, num belo dia de sol de 17 de Junho, nos reunimos por lá em cerca de 40 motonetas. O encontro foi organizado pelo Motonetas Clássicas Campinas, com o apoio da Scooteria Paulista, e reuniu modelos diversos de Vespas, Lambrettas, Cezeta e “tuk tuk” (triciclo da Bajaj).



GRAVAÇÃO DE CENAS PARA SÉRIE TV "CAOS" - Num desses sábados de junho nos reunimos na loja-bar Caos para gravação do capítulo Vespas, para a série da History Channel, que leva o nome da casa. Nos reunimos em 25 motonetas na Rua Augusta, entre motonetas e entrevistas.

I DESAFIO DE MOTONETAS – O primeiro Desafio de Motonetas recobrou no scooterismo clássico a sua velha categoria de esporte. Organizado pelo Motonetas Clássicas Campinas, a corrida amadora aconteceu no Kartódromo de Paulínia e colocou 11 competidores na pista, dentre eles o consagrado campeão de época Carlos Murari e sua Lambretta Li restaurada com o velho conhecido número #88.

Desafio de Motonetas #1 - Kartódromo de Paulínia

Luis de Castro recebe troféu SP EM 2T
SP SCOOTERFEST – Afim de aproximar os scooteristas rodoviários dos pouco estradeiros da região metropolitana, organizamos na loja/bar Caos uma festa com música e motonetas no simbólico dia 9 de Julho. 33 Vespas e Lambrettas participaram da festança, que contou com os DJ’s China e Sevilla, e com o conjunto Punk-Mod paulistano Modulares.

VIII Encontro dos Amigos do Carro Antigo de Jaguariúna – Pelo terceiro ano consecutivo nos encontramos por lá. Foi em 15 de Julho, com cerca de 15 motonetas também, para uma exposição de 4 horas. Vespas, Lambrettas e mecado de pulgas da classe ganharam notoriedade no evento, com o convite do J.R.Marmirolli.

John Silva (COL) em São Paulo
REUNIÃO DE RECEPÇÃO AO VIAJANTE JOHN SILVA (Colõmbia) – Entre o Largo do Arouche e a Adega do Porcaro, no bairro do Brás, em São Paulo, reunimos cerca de 25 scooteristas clássicos de todos os tempos, para uma homenagem ao viajante colombiano que passava pelo Brasil. John levará em sua Vespa os adesivos da Scooteria Paulista até o norte do México, aonde cessará por definitivo a sua saga escotista e scooterista pela América Latina.


EXPEDIÇÃO DE BATISMO DO POÇOS SCOOTER CLUB – Nos dias 04 e 05 de Agosto realizamos uma Expedição da pesada rumo ao sul de Minas. Batizamos por lá a fundação do primeiro clube de motonetas contemporâneo do Estado de MG. E a Scooteria Paulista levou pra lá mais de 20 scooteristas clássicos para dois dias de exposição e batismo.

Fidelis, Uitamar e Eduardo Alvisi: o batismo do Poços Scooter Club
Raphael Filizola #76
DESAFIO DE MOTONETAS #2 – No dia 17 de Agosto aconteceu no Kartódromo de Paulínia a segunda edição das corridas amadoras de motonetas. Assim como na primeira edição, o evento aconteceu numa noite de sexta-feira, e reuniu 11 competidores e visitantes com suas clássicas.

Exposição Promocional – No dia 02 de Setembro realizamos uma expo promocional com Vespas de São José dos Campos, Jacareí (e São Paulo). O evento foi organizado pela Dispemec Autpeças.



IX ENCONTRO DE LAMBRETTAS, VESPAS E MOTOS ANTIGAS DE JUNDIAÍ – O tradicional encontro e exposição organizado pelo Clube da Lambretta de Jundiaí reuniu cerca de 75 motonetas ao todo, figurando entre os três maiores encontros da classe do ano em todo o Brasil.

IX Encontro de Lambrettas, Vespas e Motos Antigas de Jundiaí

Oskarface no Caos


SP SCOOTERFEST #2 – No dia 07 de Setembro reunimos 23 motonetas ao todo durante a tarde de comemorações da Independência do Brasil. A festa contou com a seleção musical dos DJ’s China e Fidelis (que substituiu o Isbú) e com o conjunto paulistano Oskarface.



EXPEDIÇÃO PARA O URUGUAY – No dia 07 de Outubro Flabio Barbie adentrava o território uruguayo representando a Scooteria Paulista com sua Star 4 (LML) junto do Confraria Vespa Motor Club (RS). Foi a segunda visita de um integrante da SP no país com motoneta própria.

INAUGURAÇÃO DA RÁDIO MOTONETA – No dia 30 de Setembro inauguramos a Rádio Motoneta com o programa Ata no Ar ao vivo. Fidelis, o apresentador, convidou dois dos mais ativos do mês: Flavio Barbie e Fabio Much. O propósito do programa é o debate na internet sobre os acontecimentos pertinentes à Scooteria Paulista durante o mês.

Koré e Alvisi em San Izidro (ARG)
Autoclásica (ARG) – No dia 04 de Outubro o nosso integrante Luis Koré, sua então esposa Cris Yummi, o casal Alvisi e Erley, eles tomaram o avião para a Argentina, para prestigiarem a maior expo de antigos do país, a Autoclásica, em San Izidro. Fizeram registros das as dezenas de motonetas presentes, se encontraram com o nosso amigo da RVA, o Joaquin da Fonseca, e escreveram um diário de bordo em nosso blog mais tarde.




DESAFIO DE MOTONETAS #3 – No dia 13 de Outubro a corrida no Kartódromo de Paulínia contou com a presença recorde de 16 competidores. A corrida aconteceu durante o dia de domingo, e foi organizada pelo Motonetas Clássicas Campinas, tendo a Scooteria Paulista como um dos apoios.

Nano (ARG), Tatu e Fidelis
Rádio Motoneta – Na manhã de 28 de Outubro apresentamos a segunda edição do programa Ata no Ar, na qual Fidelis convidou para debater o mês ao vivo o argentino Nano Aliaga e o campineiro Tatu Albertini.

Momento Moto (Band) – No dia 04 de Novembro foi ao ar, no canal Band, a entrevista que Fidelis cedeu ao programa Momento Moto, contando da Scooteria Paulista e afins.



Rosa Freitag em Santos
III RADUNO DA PRIMAVERA – No dia 11/11 realizamos o terceiro giro rumo ao litoral sul-paulista. 27 Vespas e Lambrettas estiveram presente no evento, que dessa vez saindo de São Paulo passou pelas cidades de Santos e São Vicente. Tempo médio desse evento: de 7 a 10 horas.


Rádio Motoneta – No dia 28 de Novembro apresentamos a terceira edição do programa Ata no Ar, na qual Fidelis convidou dois membros do grupo: Koré e Gustavo Delacorte. O programa foi apresentado a noite e ganhou um novo método.



Reginaldo no O Velhão
Confraternização da Free Willy Moto Peças – O tradicional encontro dos amigos e clientes da loja dessa vez teve um início e fim diferente. 12 Vespas e outros veículos saíram da República e seguiram agrupados até o Centro Cultural O Velhão, no início de Mairiporã.


Dia Del Scooter Clásico – Durante os dias 08 e 09 de Dezembro o scooterboy paulistano China e sua namorada Leika representaram a Scooteria Paulista no maior encontro argentino da classe. Joaquin da Fonseca, diretor da Red de Vespistas Argentinos, a organizadora do evento, ele emprestou suas Vespas Originale 150 e Excel 125 para o nosso parceiro, que tomara o vôo até lá dias antes.
China e Leika no Dia Del Scooter Clásico #4 (ARG)

GRAVAÇÃO PARA TLC DISCOVERY - Na noite de quarta-feira do dia 12/12/12 nos reunimos no largo da Cinemateca em 20 Vespas e Lambrettas para uma filmagem especial para a mini-série Cenas Urbanas, que vai ao ar no início de 2013 no canal TLC.

Texugo: Chuva no Desafio #3
DESAFIO DE MOTONETAS #4 – No dia 16 de Dezembro aconteceu no Kartódromo de Paulínia o último Desafio de Motonetas do ano. O evento contou com 10 competidores e visitantes com suas máquinas, e definiu os campeões da primeira temporada (ou meia-temporada), e o Motonetas  Clássicas Campinas encerraria nesse momento suas atividades em 2012, com o apoio da SP.


Jacareí rumo ao Paraguay
EXPEDIÇÃO TROPEIRA BRASIL-PARAGUAY – No dia 16 de Dezembro três vespistas de Jacareí deram início à uma viagem inédita rumo ao Paraguay. No Paraná um deles abortou missão, e dois prosseguiram: Eder Luiz e Walter Vespaparazzi. Foram 11 dias e 10 noites de scooterismo intenso, e a viagem teve fim depois de 4 mil kms rodados. A Expedição contou com três patrocinadores oficiais: Omni Financeira, Mattioli Lambrevespa e Amambay Hotel-Cassino (PY). O último post de 2012 no blog da Scooteria Paulista foi o Vespaparazzi no Papo Vanguarda (Globo).

Fim de ano no Caos, Rua Augusta
SP Scooterfest #3 – No dia 23 de Dezembro encerramos as atividades sociais das motonetas da SP com o terceiro Scooterfest na loja/bar/e já Série da History Channel, o Caos. 18 Vespas se reuniram nessa tarde ao mesmo tempo que acontecia o bazar da Carrô. A música ambiente ficou por conta dos DJ’s China e Fidelis.

Radio Motoneta – No dia 26 de Dezembro apresentamos a quarta e última edição do ano do programa Ata no Ar, na qual Fidelis convidou o China, que havia recém-chegado da Argentina, e o Ito, membro do Vesparaná Club de viagem pra cá.

Além desses eventos oficiais, rolou diversos Radares-SP pelas cidades de São Paulo, Santos, Mauá, Campinas, Mogi etc... Exposição de artes do Adriano Lemos com Vespa entre obras em tela. A viagem do Vespaparazzi para Tiradentes (MG). A viagem do Marcelo Canto e do Eduardo Tiburtino também para o mesmo evento motociclístico em Tiradentes, os três na ordem, de: Vespa M3 “200cc”, Lambretta LI e Vespa M4. Mediamos algumas locações de motonetas para comerciais e revistas. Produzimos literatura scooter, materiais gráficos, arte scooter. Nos reunimos umas tantas e tantas vezes na Sede do grupo. Nos reunimos tantas e tantas vezes em bares, restaurantes e oficinas. Debatemos estatuto e aplicamos regras quando faltou postura e bom-senso com um ou outro integrante. Nos reunimos por diversas ocasiões em São José dos Campos e em Jacareí também. Em Campinas, em Jundiaí e em São Roque os clubes trabalharam em sua rotina. Muitos estando conosco fizeram negócios. Estabelecimentos foram e estão sendo inaugurados, e novidades certamente trarão novos ares para a cena scooter paulista.

Agradecemos aos colaboradores e patrocinadores dos eventos desse ano: M.Brasil, Rona (atual Trâmite Contábilidade), Free Willy Moto PeçasMattioli LambrevespaCaos (Loja-Bar-TV), Omni Financeira (Jacareí), Albertini Ar Condicionado Para Autos, Vespaparazzi Fotografias, Sergio Andrade Fotografias, Chohfi RestauraçõesVettor Trailer e Juke Box Bar (São José dos Campos), Amambay Hotel Cassino (Paraguay).


Scooterismo só existe um: o clássico. Ele é a completude das nossas motonetas, que em 2 Tempos vive 50 anos ou mais, que se reúne pela preservação das raízes. Scooterismo, o clássico, porque vem moda e vai moda, e as nossas scooters continuam nas ruas. Décadas após décadas, nós vamos com ela para aonde nenhuma outra bostinha moderna chegará. Por isso que você precisa saber que scooterismo plástico é melhor nem inventá-lo, use a modernidade como convém, mas compreenda o que as clássicas dizem.

Scooterista, parabéns pelo seu e pelo nosso 2012, que foi do jeito que as nossas gostam.

"Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade"
(Z.Afonso)

3 comentários:

Animal Taylor disse...

QUE ORGULHO!!!
E a cada dia que passa só aumenta! A cada evento, passagem, acontecimento...

Parabéns à Scooteria e aos scooterinos! o/
Vida longa!

BORBA disse...

Show!!!! Avante 2013 Scooteria Paulista. A gauchada estará presente para história do movimento scooterista da classe.
Abs. Borba
Presidente CVMC

Anônimo disse...

Orgulho total! Sempre tenho vontade de n ter vendido a minha PX em 89...