Últimas Imagens

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

John Silva (COL/EQU) e a Scooteria (Parte 3 de 3)

Durante o mês de julho a Scooteria Paulista realizou uma campanha para a Expedição de Batismo do Poços Scooter Club, na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais. John Silva acompanhava a evolução do assunto na Sede da SP e se preparava para uma viagem de conceito inédito na sua vivência internacional.


Minas Gerais... 

Era sábado de 4 de Agosto, 4 da manhã. Fizemos um café dos fortes, reunimos a bagagem e partimos para o posto Shell do início da Rodovia Anhanguera. Ali começava uma aventura sem igual, da qual ele mesmo nunca havia vivido em comboio numa proporção daquelas: a Expedição Paulista à Minas Gerais. Viajamos em 13 (+2 = 15) motonetas até Poços de Caldas, e pelo caminho John ainda respondeu à uma entrevista à RAC de Campinas, que nos aguardava na estrada. Relatos e fotos dessa Expedição, clique AQUI. Durante o final de semana John viveu mais um dia de Scooteria Paulista: quilometragem, reciprocidade, respeito e a coisa toda. E conhecera mais amigos do grupo, e outros scooteristas mais, os mineiros em 2 Tempos. 


Em Poços de Caldas (MG) sua motoneta foi exposta junto das nossas no V Poços Classic Car na tarde desse mesmo sábado. Para os desavisados que se surpreenderiam com aquela Vespa com placa do Equador preparei um painel com um texto impresso de apresentação escrito por ele, que seguia a linha: "Mi nombre es John Silva, naci em Colombia, hace 9 meses estoy viajando por el continente americano..."

Ficamos hospedados no mesmo quarto: John, Sr.Artur e eu Fidelis. Durante a noite conversamos bastante, os três, e John ouvia atentamente as histórias pessoais e trechos da história do Brasil contados pelo Sr.Artur, o nosso veterano mais quilometrado da Scooteria. No dia seguinte ele se atrasaria um pouco para sair do hotel, e também atrasaria o passeio inaugural do Poços Scooter Club pela cidade pois saíra para passear sozinho no evento e se perdera em meio às atrações. Nisso ele veio a conhecer nada mais nada menos do que o Carlos Miranda, o Vigilante Rodoviário. Mas apesar dos pesares tudo correu bem, e John conseguiu fazer o passeio conosco. Um marco no surgimento desse clube "café com leite".

Passeio inaugural do Poços Scooter Club (MG)

Na volta da viagem percebemos que John estava um pouco irritado com o ritmo mais intenso da nossa tocada. Culpava o para-brisas da sua Vespa e o vento forte pela sua lentidão. Mantínhamos a nossa média dos 90km/h, enquanto ele se isolava cada vez mais num ritmo de 65km/h. Quando fizemos a parada do lanche, tomamos a liberdade de desinstalar o seu para-brisas, o que naturalmente elevou a sua média em 20 km/h a mais, acompanhando por igual a tocada ligeira do grupo naquele miolo de tarde em diante. Nessa viagem tivemos alguns problemas com o platinado da 150 Super do Leo Russo, que só a "arrastou" até a capital com muito empenho do Uitamar e do Favero na mecânica. Pouco a pouco os companheiros ficavam pelas cidades e rotas do caminho pra casa, e pelas 20h chegamos em casa. E os personagens dessa viagem ao lado do aventureiro foram: Uitamar Bandeira, Luciana Silva, Raphael Favero, Marcelo Santana/Valery, Emerson Mestrinelli/Alessandra, Koré/Cris, Barbie, Sr.Artur Biscaia, Leo Russo/Claudia, Fernando Correia, Alex Aparecido e eu Marcio Fidelis, todos da Scooteria Paulista; então o Tatu Albertini e Mauro Highlander do Motonetas Clássicas Campinas; quatro camaradas do Clube da Lambretta de Jundiaí; e finalmente o Eduardo Alvisi/Daniela, os ponta-de-lança do Poços Scooter Club. Para acessar o nosso relato sobre essa Expedição Paulista à MG clique no link: http://scooteriapaulista.blogspot.com.br/search/label/Expedi%C3%A7%C3%A3o%20Paulista%20%C3%A0%20MG%202012


A nossa história vivida em Vespa meio que terminava. John ainda passaria uma semana mais na Sede, aproveitando esses dias para atualizar dados da sua viagem na internet, e planejar sua rota. E por aqui trocamos muitas idéias, sobretudo sobre o scooterismo latino-americano. Sua viagem abriu a minha mente. Foi o quarto viajante em Vespa que recebemos em casa, e era ele o primeiro com uma ideologia acentuada: o escotismo e sua causa social. Mesclava com isso a fotografia e a Vespa, suas outras duas paixões. John é regrado e sistemático, procura organizar as coisas de maneira lógica e sem pressa. Sozinho ou acompanhado, seu ritmo é o mesmo: moderado. E nessa dinâmica a semana se passou. Na segunda-feira do dia 6 de Agosto acompanhamos ao vivo a transmissão da Rádio RVA (Argentina), interagindo com eles em tempo real. Na quarta-feira tomamos uma cervejada de despedida com o Koré e também com a Debbie, e o vespista Senna trouxe para John alguns presentes, num gesto de carinho e respeito.


Então, na manhã de quinta-feira, dia 9 de Agosto, dei uma breve escapada do trabalho para guiar o nosso aventureiro internacional até a reta da fuga: a Avenida Rebouças. Dali até Curitiba “é uma reta só”. Muito agradecido por tudo o que fizemos por ele, e visivelmente satisfeito por ter considerado São Paulo como parte do seu itinerário, John partiu, mas antes me pediu que agradecesse a cada membro da Scooteria que fora ao seu encontro. Então seguiu, em meio aos carros para o mesmo rumo de onde viera: Curitiba. Dali iria para o Paraguay, aonde seria (e foi) recebido pelo presidente do país: Federico Franco.

John Silva e o presidente do Paraguay
Em Foz do Iguaçú (PR) participou de uma matéria para a RPCTV (TV Globo local), e nela consta fotos suas durante a nossa Expedição à MG. A quem possa interessar, acesse: http://youtu.be/8oxkoNZASu8
E está na gaveta, podendo sair a qualquer momento a nossa matéria para o jornal O Estadão, com a presença do John Silva, realizada em São Paulo entre o Largo do Arouche e o Brás.

John Silva nesse momento está saindo do Paraguay e voltará ao Brasil pelo oeste, rumo ao nordeste do país. E de lá seguirá sua rota para a Colômbia, aonde passará o Natal com a família. Fica aqui o nosso relato e o nosso eterno respeito ao feito desse corajoso aventureiro das Américas. E fica a máxima: "sempre alerta"!! Saludos desde Brasil.

Um comentário:

Scooteria Paulista disse...

Todas as fotos por JOHN SILVA