Segunda-feira, 23 de Julho. Eu, Fidelis, estava atento aos sinais de fumaça do colombiano que voltava do Rio de Janeiro. Sua primeira missão no Brasil estava cumprida: conhecer a nata dos “scouts” brasileiros, no encontro nacional de escoteiros. Sua segunda missão (ou terceira, visto que conhecer scooteristas também era o seu objetivo) teria seu êxito em São Paulo dias depois: fazer uma revisão na Matilda, sua Vespa PX200 (de 215cc).
Estava tudo combinado, mapeado e cronometrado: o encontraria às 18h no primeiro Posto Ipiranga da Marginal Tietê. Todavia na noite do domingo John escreveu-me de Paraty (RJ) dizendo que ficaria lá por mais um dia, apreciando o lugar. Indiquei um acampamento em São Sebastião, por questão de precaução para o caso de não conseguir chegar em São Paulo a tempo. No dia seguinte ele partiu, cruzou a divisa, e descendo pela Rio-Santos resolveu de fato acampar em São Sebastião. John havia adorado o visual do litoral norte-paulista, e encantado, ficaria mais um dia por lá. Foi quando finalmente na quinta-feira do dia 26 de Julho ele subiu a Rodovia Mogi-Bertioga rumo à capital.
Enfim, a SP...
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Festa de 1 Ano do CAOS |
Conforme o planejado, encontrei-o na Marginal Tietê, às 18h:
“bueeeenas John!!”. Então seguimos para a Sede da Scooteria, uma pequenina e
pulsante casa no bairro da Mooca. E é daqui que escrevo, procurando na memória
os detalhes dessas três semanas de vivência com o nosso aventureiro. Expliquei
os esquemas do bairro, onde fica o que, e entreguei-lhe a chave. Na mesma noite
nos aprontamos e seguimos para a festa de aniversário do Caos, na Rua Augusta.
Sim, um ano de Caos, e a Scooteria era parte anunciada da festa. Então ainda
que cansado, sem mais opção o gringo seguiu conosco, e lá nos reunimos em nove
Vespas, dos nomes: China, Much, Aurélio, Afonso, Rafa Assef, Hugo Frasa, Adriano
Lemos, John Silva e Fidelis. Compreendíamos um pouco mais o forasteiro com o passar da noite. Entendíamos que era mais reservado do que outros viajantes
estrangeiros que por aqui passaram em Vespa. John conversava pouco, e observava
bastante. Ficava mesmo entusiasmado quando alguém perguntava de sua Vespa, da sua viagem, do motivo de estar ali. Entre uns goles e outros, pelas 2h30 da manhã voltamos pra Sede.
O Estadão...
E estiveram presentes nessa tarde os pilotos: Marcio Fidelis, John Silva, Fabio Much, Sr.Geraldo, Sr.Daré, Luciana Silva, Andreia Bueno, Oliver Pereira, Senna, Silvia, Sr.Artur Biscaia, Sr.Laercio Rodrigues, Raphael Favero, Felipe Favero, Leonardo Vasconcelos, Leo Russo/Claudia, Reginaldo/Rose, Alan Lamounier, Koré/Cris, Marcelo Santana/Valery, Aurélio Martimbianco, Reginaldo Gonzaga, Marcio Fernandes/filho, Alex Aparecido, Rodrigo Sonnesso/Juliana, Sergio Andrade, Rosa Freitag, Paulo Devito, Emerson Mestrinelli/Alessandra, Fernando Correia, Edelcio e Wolney Pickler. Todos vindo pilotando de vários cantos de São Paulo, de São Bernardo do Campo, Santo André, Guarulhos, Osasco, Cotia e Taboão da Serra.
Revisão na Vespa...
Entrando então na sua segunda semana de SP a nossa prioridade foi fazer a sua vontade: uma revisão na Matilda, sua Vespa PX de 215 cilindradas. Já na segunda-feira levei-o até a Free Willy Moto Peças, no centro da cidade, e por lá ele passou a tarde explicando para o Reginaldo e pro Pretinho (mecânicos) as suas prioridades. Uma delas era o amortecedor traseiro. De fato o dele já estava completamente condenado, e fazia boas semanas (ou meses) que vinha dependendo apenas das molas. Embreagem também estava entre as suas prioridades, e pelo desgaste dos discos, Matilda já não tinha o mesmo torque de quando saíra de Quito (Equador). Então sua Vespa por lá ficou por alguns dias. Nesse meio tempo John saiu a pé pela cidade afim de rever um colega italiano que vive em São Paulo. E com esse passou dois ou três dias, conhecendo pelo metrô diversos cantos da metrópole, e se encantando com a expressão artística e as lojas de antiguidades da Vila Madalena.
Quando voltou pra Sede, na quinta-feira, a pauta da vez
era a nossa Expedição Paulista à Minas Gerais, à cidade de Poços de Caldas,
aonde batizaríamos no final de semana que seguiria, o mais novo clube mineiro
de motonetas: o Poços Scooter Club. A missão era responsa, afinal de contas a
Scooteria Paulista era uma inspiração declarada pelos mineiros, e seríamos
aguardados por lá com toda uma estrutura pronta. John me ajudou no preparo
dos materiais da viagem. Na sexta-feira levei-o à Free Willy para buscar Matilda. Trabalho aprovado, dizia estar
perfeita como quando a adquiriu. Trocou cabos, freio, amortecedor, lâmpadas,
manetes, limpou carburador, trocou óleo do câmbio e realizou e comprou mais
alguns detalhes. Seu objetivo era preparar a Vespa para mais 15 mil kms de
rodagem até o Natal desse ano, que passará com a família na Colômbia - para depois continuar viagem rumo ao México.
Dessa aventura toda ele pretende lançar um livro de fotografias (que já está pré-patrocinado) com foco nos escotistas latino-americanos. E por isso vem cogitando também montar um outro livro de fotos, o da sua experiência como scooterista e seu envolvimento com a classe em cada país que fora recebido.
Um comentário:
FOTOS:
1 - John Silva
2 - Site Madmag
3,4 - Aurélio Martimbianco
5 - Rosemeire Moreira
6 - Não sabemos
7 - Marcio Fidelis
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