Últimas Imagens

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Tragédia da Xispa (Carlos Guerreiro, 1976)




Esse é o Carlos Guerreiro nos idos de 1976 com sua Lambretta Xispa (ano 1973) na Rodovia Presidente Dutra, em São José dos Campos. Note que ele fizera uma pequena modificação na motoneta, trocando o guidón original por um de Yamaha YB50. Essa Xispa tivera poucos anos de vida, e uma história pitoresca.

Eram tempos de simplicidade, de cortejar e bem-dizer a beleza feminina, de romance "à moda antiga". Carlos não fugia do seu tempo, e nesses modos namoricava uma garota da cidade. Porém muito ousadamente ele concordou em ensiná-la a andar de moto, uma tragédia a médio prazo. Certa noite a garota dormiu em sua casa, e tudo ia muito bem. Mas no raiar do sol ela acordou, antes de todos, e resolveu por conta própria pilotar a Xispa pelo bairro. Logo que o Carlos acordou tomou um tremendo susto ao dar falta da garota e da motoneta. Ele saiu em disparada pelas ruas a procura delas e depois de quatro quarteirões, num final de alguma muvuca suspeita, soube que a garota bateu a motoneta, e que estava hospitalizada. Para o seu lamento a sua Lambretta Xispa fora rebocada pela polícia pois estava com a documentação toda atrasada, e a condutora não tinha habilitação. A garota ficou bem, mas o namoro acabou. A motoneta nunca mais voltou pra casa e muito provavelmente virou sucata do governo. E dali em diante Carlos Guerreiro abandonou o scooterismo e viveu anos a fio em trilhas e estradas sobre motocicletas e jipes, recobrando o velho estilo de vida em motonetas a partir de 2002, quando comprou a sua PX200.

Carlos hoje é um vespista joseense, casado, pai, aposentado da Volkswagem e trilheiro ativo. Meu primeiro amigo de ruas e rodovias na região, ele é uma espécie de conselheiro administrativo da Scooteria Paulista no Vale do Paraíba. Nesse ano os amigos da SP terão certamente o prazer de conhecê-lo, e vice-versa. Vida longa Guerreiro.

13 comentários:

Scooteria Paulista disse...

Foto cedida do acervo pessoal de Carlos Guerreiro.

priscila disse...

kkkk, meu pai conta muuuito essa história....

Anônimo disse...

Talvez eu tenha conhecido o Carlos ontem. Foi uma pena não ter podido conversar mais. Abraços

Scooteria Paulista disse...

Você é o Marcelo? Ele falou de você ontem a noite mesmo. Bacana cara, vamos fazer um giro pela cidade e arredores quando a sua PX ou alguma outra estiver pronta para as ruas. Um abraço, e seja bem-vindo.

Fidelis

Anônimo disse...

Obrigado, sou o Maurício. Por coindicidência meu irmão se chama Marcelo e também tem uma PX. Estava na Oficina fazendo orçamento para trocar a caixa de direção. Você sabe de algum mecânico, bom, honesto e com preços justos?
Abraço

Scooteria Paulista disse...

Então Maurício, na região do Vale há dois mecânicos muito indicados: o seu Mario em Jacareí e o Gilberto em Pindamonhangaba - o Carlos Guerreiro tem os contatos deles. Em São Paulo indico a nossa parceira chamada Free Willy, na Rua General Osório (11 3223-9029).
Anote meu fone, precisando de algo me ligue: 12 7815-6384.

Legal cara, agita o Marcelo tb, vamos esfumacear o Vale!!!!! Abraços.

Fidelis

Anônimo disse...

Fidelis, conheço os dois e são excelentes, porém ficam um pouco longe para mim. Agradeço da mesma forma. Meu telefone 9711-7060
Adoro o blog e já o tinha nos meus favoritos, parabéns e contem comigo. Abraço para o Carlos também.
Maurício

Leo_Dueñas disse...

Realmente pitoresca a situação, mas o final feliz para nós scooteristas é que no final das contas o Sr. Guerreiro voltou às rodas de 10". Cada vez que ando de Vespa acho que gosto mais disso!

Abraço,
Leo

Gustavo disse...

Muito boa a história!

Fidelis, você sabe se alguém já comprou coisa nesse site e recebeu tranquilamente?

http://www.sip-scootershop.com/EN/Products/30001000/Disc+brake+SIP+rear+left+.aspx

Fidelis disse...

Opa Gustavo. Sim três amigos compraram da SIP. Chega tranquilamente e é de confiança. Fique atento com os impostos, q é cerca de 60% do valor do pacote... Vou te passar um email pra vc falar direto com um mediador parceiro. Me passa seu email novamente, nao tenho certeza se tenho ele... abraços.

Fidelis

Gustavo disse...

Ah, beleza, passa sim. Mas não vou comprar nada agora não, só perguntei por curiosidade!

Meu e-mail é gfda86@gmail.com

Abs!

Leo_Dueñas disse...

Eu comprei na SIP através do contato do Fidelis e deu tudo certo. Só coloco duas observações: (1) o valor do frete é meio alto e eles só te dão certeza depois que você fechou negócio; (2) o imposto da RF é de 60% sobre a mercadoria e também sobre o frete. Desta maneira, como as vezes o frete custa mais que a peça, é bom ficar atento com o custo total final da compra.

Por conta da sobrecarga da RF, qualquer remessa vinda do exterior tem demorando um bocado. Sempre exija postagem com código de rastreamento (tracking number) para você saber a quantas anda a sua encomenda.

Abraço,
Leo

lemes disse...

Eu sou sobrinho do guerreiro e to começando a admirar esses apaixonados por aventura!e com meu tio tenho aprendido muito sobre essas historias!!! wellington