Últimas Imagens

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Diego Escalona - Interlagos



Diego Moreno Escalona, um espanhol que virou lenda no motociclismo nacional. Em 1955, recém chegado em São Paulo, foi trabalhar, juntamente com seu pai, no início das instalações da Lambretta do Brasil, no bairro da Lapa. Em 1958 pai e filho instalam a oficina da família na Mooca, e no mesmo ano Diego se inicia nas competições de motociclismo. Nesse momento acontece um período de seca na classe motociclística devido ao encerramento das importações, abrindo assim espaço para as motonetas fabricadas aqui. Tais corridas passam a receber então o apoio direto da Lambretta do Brasil.


Dentre os mais diversos triunfos do espanhol apaulistanado, conta Ricardo Puppo que a sua maior proeza se deu no ano de 1960, quando naquele ano Diego Escalona venceu nada menos do que todas as corridas que participou, fato de eterno destaque na memória do Centauro Moto Clube, e registrado na primeira foto, da Lambretta Standard de número 4.

Nos anos seguintes Diego ganhou o título Paulista, foi bi-campeão dos 200 Quilômetros de Interlagos e o vitorioso das 6 Horas de Motonetas. Vide a segunda foto, feita em 1963.

"No ano de 1964, a Lambretta retira-se oficialmente das competições, e isso reflete no motociclsmo de maneira geral. As competições praticamente acabam! O motociclismo 'dorme' por quase 4 anos!" (Ricardo Puppo, motosclassicas70.com.br)

2 comentários:

Scooteria Paulista disse...

Fonte e fotos: sandiegomotos.com.br

Leo_Dueñas disse...

Surpreende-me que ele corria inclusive com o escudo original na Standard. Um arrasto extra considerável, seria obrigatório no regulamento da época?

Abraço,
Leo